NOTÍCIAS
Plenária da CONCAR realizada em Brasília
Data: 17/03/2017
Fonte: CONCAR-SE

No dia 15 de março de 2017, no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), em Brasília, foi realizada a 24ª Reunião Plenária da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) contando com a presença do Secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos (SEPLAN) e Presidente da CONCAR, Marcos Ferrari, do Diretor de Geociências do IBGE e Secretário Executivo da CONCAR, Wadih Scandar além dos membros e colaboradores da Comissão.



Os principais pontos discutidos na reunião foram:

1) Atualização da composição dos Comitês Especializados da CONCAR: confirmação e apresentação dos novos coordenadores e subcoordenadores (*Novos indicados):
  • Comitê de Estruturação da Mapoteca Nacional Digital (CEMND):
    Major Linda Soraya Issmael* e Capitão Leonardo Arthur Esteves Lourenço* da Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG)

  • Comitê de Insumos de Sensoriamento Remoto (CISRE):
    Ernesto Filho (MP) e Marcos Saldanha (Major) (DSG)

  • Comitê de Integração dos Componentes Verticais Terrestre e Marítima (CICVTM):
    Roberto Luz (IBGE) e Régis Lima* (MMA)

  • Comitê de Nomes Geográficos (CNGEO):
    Vânia Nagem (IBGE)

  • Comitê de Normatização do Mapeamento Cadastral (CNMC):
    Ericka Andrade* (IBGE)

  • Comitê Técnico da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (CINDE):
    Valéria Araújo* (IBGE)

  • Comitê da Política Nacional de Geoinformação (CPNGEO):
    Ernesto Filho* (MP)


  • 2) Designação do novo Coordenador da Subcomissão de Legislação e Normas (SLN), General Luiz Henrique de Andrade da Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG). A SLN será composta pelos membros titulares ou suplentes do MP, IBGE, Ministério da Defesa (MD), Ministério das Minas e Energia (MME), Associação Nacional das Empresas de Aerolevantamento (ANEA) e, DSG que ficará a cargo da coordenação.

    3) Aprovação da minuta de resposta a ser encaminhada pelo MP à Casa Civil relativa ao Acórdão do TCU 1942/2015.

    4) Aprovação do procedimento para publicação de normas da CONCAR.

    5) Recomendação para que o IBGE, como responsável pelo Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), reforce através de ofício a obrigatoriedade do uso do SIRGAS2000 como referencial geocêntrico oficial vigente desde 2015 no país. Constatado através de pesquisa em Internet que muitas instituições, ainda hoje, continuam lançando seus editais com sistemas de referência antigos e/ou não oficiais.

    6) Reforçada a importância da continuidade do trabalho dos Fóruns Regionais da CONCAR com a revitalização da agenda de discussões e promoção de reuniões com os Estados.

    7) Criação de Grupo de Trabalho para tratar da questão da qualidade de dados para atores que possuem grandes conjuntos de dados, a partir de demanda do representante do Ministério da Saúde.

    Participaram da reunião 21 representantes institucionais além de Coordenadores dos Comitês Técnicos, convidados e equipe técnica de apoio a Presidência e Secretaria Executiva.


    Maiores informações: