NOTÍCIAS
Comitê de Insumos de Sensoriamento Remoto da CONCAR se reúne em Brasília
Data: 20/03/2017
Fonte: CONCAR-SE

Foi realizada no último dia 14 de Março, no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), em Brasília, a 5ª Reunião do Comitê de Insumos de Sensoriamento Remoto da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR).

Participaram da reunião os seguintes membros e colaboradores: Agência Espacial Brasileira (AEB); Secretaria de Planejamento do MP (SEPLAN/MP); Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG); Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Polícia Federal (PF); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, Secretaria Executiva da CONCAR.



O Comitê está sob a coordenação da Secretaria de Planejamento do MP e tem por objetivo discutir as necessidades e viabilizar soluções para aquisição de insumos ligados ao setor, tais como imagens de satélite e modelos digitais; além de disseminar boas práticas já realizadas pelos órgãos relacionados ao tema.

Foram convidados para fazer exposições: Ministério da Defesa (MD), representante da ImageSat/EROS B, representantes da Space Imaging/DigitalGlobe e, Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do MP.

O MD apresentou as atividades da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistema Espaciais (CCISE) e a STI do MP Desdobramentos do Decreto 8789/2016 e da Portaria nº 58/2016.
A coordenação do Comitê irá realizar uma proposta de generalização do texto do Manual Especificações para Produção de Pontos de Controle para Avaliação ou Correção de Imagens de Sensoriamento Remoto (Versão 1.4) produzida pela Diretoria de Geociências do IBGE para facilitar o uso do documento por outras instituições da administração pública.
Além disso, a ImageSat e Space Imaging Brasil (SIB) em parceria com a DigitalGlobe apresentaram um cenário de seus produtos.
Maiores informações: